Cesar Rey Xavier
Sempre prezei em ser educado, dócil e ponderado.
Mas diante do momento atual, deveras tumultuado,
resolvi soltar alguns cachorros, com verás indignado.
Não posso conter-me em ver o bom senso assaltado,
sendo um poeta covarde, medíocre e nada afeiçoado.
Não cago regras, ou hipocrisias, para ser abençoado.
A humanidade dividiu-se nos últimos anos em dois grandes blocos. Não me refiro à dupla esquerda-direita. Vai além disso. Falo dos que atingiram a condição psíquica de se distinguirem da grande mídia, de um lado, e dos que seguem ligados um a um pelo enorme cabresto do sistema midiático, do outro. Aqueles, conseguiram conservar suas autonomias de pensamento. Estes, só encontram sentido para suas existências quando pertencem a alguma estrutura maior, pois precisam sentir que estão sendo conduzidos.
Sobre o autor
Ele é Doutor, mas prefere ser chamado de Professor.
Nas culturas orientais, as pessoas mais velhas são respeitadas, pelo conhecimento adquirido, a experiência de vida. Existe respeito: o mais velho é mais sábio. Um Professor não é chamado de tio, não recebe ordens de pais de alunos. É tratado por Senhor ou Senhora. Ser Professor é considerado algo tão elevado que na Índia há um ditado que diz: Se Deus e um Professor baterem a sua porta pedindo água e você só tiver água para um deles, dê ao Professor, pque Deus fez o Professor como o maior representante Dele entre nós.
“Não sou pensador nem de esquerda e nem de direita: sou um observador.”
“O solo cultural ficou em repouso durante muito tempo e depois essa poeira foi sacudida. Na última década principalmente, temos um choque de valores, de um lado a Direita com seus valores conservadores , fazendo a defesa do indivíduo e da sua liberdade. Do outro lado a esquerda com valores revolucionários, com jargões sociais, democrático. Chamo de Arquétipos: são tendências do ser humano. Conservador ou sacudir a poeira. Uma categoria contra outra . Isso não é bom. Mas um momento necessário que vai antecipar uma síntese mais adequada para a nossa sociedade. O Brasil é um país muito diversificado , temos todas as etnias do mundo. Isso contribui para esse choque, mas ao mesmo tempo somos o país mais rico para o mundo. É possível conviver com as diferenças de valores de todos os tipos. Só que neste momento alguns grupos ideologicamente usaram e abusaram para gerar conflitos sociais. Isso gera ódio e ressentimento. Cuidado com os extremos…. Esquecem de olhar para o todo maior. Promover o caos e aí fica fácil de implementar uma nova proposta. Como transformar uma sociedade : atacar os valores mais caros.
A sociedade conservadora tem problemas. Mas não se pode querer mudar uma cultura milenar em um século. A Revolução no Camboja, por exemplo, matou mais de 2 milhões de pessoas.
Todos os regimes totalitaristas garantem psicopatas no poder.”
A análise como psicólogo:
“todo regime totalitarista atrai psicopatas como a lamparina atrai mariposas numa chácara à noite. O arquétipo atrai psicopatas. Vestem a roupa bonita, mas a intenção é outra. O controle sobre a vida alheia. Pque dentro deles existe um profundo vazio e uma pessoa vazia precisa se preencher dos outros. Lenin diz: uma maioria desorganizada será controlada por uma minoria organizada. O perfil psicopático tem grande capacidade de articulação”.