Junia Turra
Adolf Hitler Uunona, 54 anos, venceu as eleições regionais no distrito de Ompundja, na região de Oshana, no Norte da Namíbia com 84,88 % dos votos.
E já tomou posse. Apesar da vitória esmagadora ele diz que não tem planos de conquistar o mundo, ao contrário do homônimo.
Adolf Hitler Uunona entrou para a política atuando com os ex-combatentes antiapartheid da Swapo e diz que para ele esse era um nome normal e só na adolescência descobriu que houve outro Adolf Hitler. E ter esse nome não significa que ele queira subjugar Oshana. Ele diz que o pai dele provavelmente não entendia o que Adolf Hitler representava, mas ele, Adolf Hitler Uunona, não tem nada a ver com nenhuma dessas coisas ligadas ao Hitler anterior.
Mudar de nome? Ele não pensa nisso. Em casa ele é Adolf. Em público se apresenta como Adolf Uunona e deixa o Hitler de lado.
Na Namíbia que é uma ex-colônia alemã, o nome Adolf é comum, era usado em outros tempos.
Há também um jornal em alemão, estações de rádio alemãs, nomes de ruas como “Bahnhofstraße”, “Bismarckstraße” e topônimos alemães (Lüderitz, Mariental, Helmeringhausen, e muitos outros). Há uma minoria de língua alemã e até alguns anos atrás existia o “Blitzkrieg Bunker Bar”, um bar de heavy metal na capital do Estado de Windhoek.
O partido no poder, Swapo, do qual Adolf faz parte, tem sua sede na Hans-Dietrich-Genscher-Strasse.
“Adolf Hitler” e uma suástica podem ser vistos neste carro do distrito eleitoral de Adolf Hitler Uunona em Oshana. A foto foi tirada há alguns anos, mas o carro não pertence a ele.
Foto: Twitter
Eles tem o mesmo olhar…essencialmente tem semelhanças .
Eles tem a mesma expressão fisionômica .O mesmo olhar.
Bizarro. Imagina carregar esse nome uma vida inteira? Eu preferiria ser chamada de Um Dois Três de Oliveira Quatro 🤣
Sei lá, existem tantos nomes estranhos, como, Flávio Cavalcante Rei da televisão Brasileira! Tem pessoas que acha bonito e coloca nos filhos, sem saber o que significa. Conheço tantas Madonas, Evita Peron, Elvis, Lennon. Claro que é bizarrice, mas….
Bem, sei lá como será esse governo. Meu pai era Adolpho, nasceu em 1915. Uma vez, nos tempos dos guias telefônicos achei procurando alguém, um Adolf Hitler, aqui, em Porto Alegre.